Direcionado a alunos de matemática da educação básica, esse blog tem como objetivo ampliar nosso es

Direcionado a alunos de matemática da educação básica, esse blog tem como objetivo ampliar nosso es

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Exercício- Números Inteiros

1. Determine os números inteiros que:
a. são divisores de 30.
b. são múltiplos de 5 entre - 136 e - 100.
c. são primos entre - 30 e - 10.
d. são pares menores que - 1.000.
2. Observe os números que foram colocados nas maçãs da árvore
e depois responda:


a. Quais são divisores inteiros de 15?
b. Quais são inteiros múltiplos de 11?
c. Quais os divisores inteiros de 18?
d. Quantos são inteiros e primos?
e. Quais são múltiplos inteiros de - 7?
f. Quais são divisores inteiros de - 24?
3. Complete a parte da página que foi rasgada com o número correto.....

4. A malha abaixo é formada por quadrados de 1 cm de lado. Resolvendo as expressões abaixo, você irá encontrar o caminho feito pela cobra, pois cada resultado corresponde ao número de centímetros que ela percorreu na horizontal(leste-oeste) ou na vertical(norte-sul).
Nota: Quando a cobra vai para cima(norte) ou para a direita(leste) ela caminha no sentido positivo e quando vai para baixo(sul) ou para a esquerda(oeste) ela caminha no sentido negativo



Caminho da cobra:

|-5| na horizontal, -(+3) na vertical, -22 na horizontal,

(-8)0 na vertical, (-9):(-3) na horizontal, (-2)2 na vertical

e (-5) na horizontal.

Marque em vermelho o caminho da cobra e coloque um X no local onde ela parou.



5. Segundo a tradição legendária, Roma foi fundada pelos gêmeos Remo e Rômulo, descendentes do guerreiro troiano Enéias, no ano de 753 a.C. Quantos anos se passaram entre a fundação de Roma e o descobrimento do Brasil? Represente na reta numérica essas datas.

6. Responda:
a. Qual o maior: o sucessor inteiro de -31 ou o antecessor
inteiro de -40?
b. Quais os números inteiros pares que estão compreendidos
entre -26 e -19?
c. Quantos números inteiros primos estão compreendidos
entre -20 e 0?

7. Complete com o número inteiro correto:
8. Ao sair de casa pela manhã, Berenice levava em sua carteira 425 reais. Na padaria gastou 12 reais. Depois foi a farmácia e comprou um remédio de 29 reais. No supermercado seu gasto foi de 287 reais. Encontrou com Maria e recebeu dela 130 reais relativos a um empréstimo. Mais tarde tomou um lanche e lá se foram 12 reais. Parou no posto e colocou 30 reais de combustível em seu automóvel. Numa banca de jornais comprou algumas revistas num total de 11 reais. Passou num caixa eletrônico e viu que o seu saldo no banco estava negativo em 254 reais. Depositou em sua conta bancária toda a quantia que lhe sobrara na carteira.
a. Qual a quantia que Berenice depositou no banco?
b. Qual seu saldo bancário depois de efetuar o depósito?

9. Complete o quadro seguinte:
+ 289  
- 367   675
549    
  - 100  
  0  
10. Coloque dentro de cada retângulo o número inteiro correspondente:


11. O esquema a seguir representa a rua onde Elvira mora.

a. Certo dia Elvira saiu de casa e fez o seguinte trajeto:
foi até o correio mandar uma carta para sua amiga e em seguida foi assistir à missa. Comeu um lanche na padaria após à missa, foi ao banco pagar uma conta e foi buscar sua filha na escola, pararam na praça para tomar um sorvete foram para casa. Quantos metros Elvira andou nesse percurso?
b. Saindo da casa de Elvira, faça o seguinte trajeto sobre a reta numérica: 400 m para a direita, 300 m para a esquerda, 500 m para a direita , 300 m para a esquerda e 100 m para a esquerda. Em que local você parou da reta?
....


12. Observe a tabela de fusos horários de algumas cidades em relação à cidade de Brasília:
Cidade fuso horário
Atenas +4
Boston - 3
Caracas - 2
Estocolmo +3
Lisboa +2
Melbourne +13
México - 4
Montevidéu - 1
Moscou +5
N. Déli +7h30
Vancouver - 6
 
 
a. Se em Brasília for meia-noite, qual a hora local em cada uma dessas cidades?
b. Se em Vancouver for meio-dia, qual a hora local em N. Déli?


13. Os números colocados nas figuras a seguir estão numa seqüência. Complete os espaços vazios com o número correto:


14. Sendo n7 = 2.187 e n5 = 243, determine o valor de:

a. n12

b. n2

c. n10

d. n




15. ."Ele foi o cão de guarda revelação dos anos 90. Praticamente em todas as cinofilias de peso, o Rottweiler ganhou espaço até atingir as primeiras posições no ranking anual de nascimentos registrados de todas as raças. No Brasil, então, sua conquista foi - e continua sendo - insuperável." Revista CÃES & CIA, nº 273, fevereiro de 2002

Observe o gráfico a seguir:

Agora, responda:
    a. Qual o número de nascimentos da raça em 2000? b. Em que ano ocorreu o maior número de nascimentos de Rottweiler no Brasil, nesse período? c. Quantos filhotes nasceram?



16.

Arquimedes, matemático e físico grego, nasceu em Siracusa(Sicília) em 287 a.C.

Octávio Augusto, primeiro imperador romano. O seu nome completo é Caio Júlio César Octaviano Augusto.
Nasceu em 63 a.C.

Responda:

    a. Quem nasceu primeiro Arquimedes ou Octávio Augusto? b. Se Octávio Augusto morreu em 14 d.C., quantos anos ele viveu? c. Arquimedes viveu 75 anos, em que ano ele morreu? d. Quantos anos se passaram entre a morte de Arquimedes e o nascimento de Augusto?



(Voltar)

Um comentário:

  1. ola.
    gostaria de saber o resultado da pergunta de N° 15! cmo resolver!

    ResponderExcluir