Direcionado a alunos de matemática da educação básica, esse blog tem como objetivo ampliar nosso es

Direcionado a alunos de matemática da educação básica, esse blog tem como objetivo ampliar nosso es

terça-feira, 8 de março de 2011

Dicas para pele do rosto


DICAS
Cuidados com a pele do rosto
Quais são os passos básicos para cuidar da pele do rosto?
Lavar, tonificar, hidratar e proteger da radiação da luz Ultravioleta.
Por que cuidar da pele do rosto? Quais os benefícios dos cuidados da pele do rosto?
Para corrigir a oleosidade excessiva ou o ressecamento da pele. Evitar a formação de linhas, rugas, manchas e reduzir o ritmo do envelhecimento cutâneo.
Em que consiste o processo de limpeza da pele do rosto? Como é feito? Quais os benefícios para a pele? Qual a freqüência de limpeza: dia, semana, etc...?
A limpeza diária da pele deve ser feita pela manhã e no final do dia. Vai depender diretamente do tipo de pele e do estado de oleosidade que essa pele demonstrar. Os produtos devem ser adequados para o tipo de pele e de preferência deve-se evitar o uso diário de sabonetes abrasivos ou que sejam indicados para peles oleosas. Mesmo as peles oleosas devem ser limpas com produtos suaves, que não removam excessivamente a oleosidade criando um estado de ressecamento que irá realimentar a produção de sebo pelas glândulas. As pessoas que estão sob tratamento de acne poderão utilizar produtos específicos e abrasivos em algumas das aplicações a critério, sempre, do dermatologista.
Em que consiste o processo de tonificação da pele do rosto? Como é feito? Quais os benefícios para a pele? Qual a freqüência de tonificação: dia, semana, etc...?
A tonificação serve para retirar o excesso de óleo e fechar os poros dando uma sensação de limpeza, adstringência e firmeza da pele. Estes produtos devem ter teor alcoólico adequado para cada tipo de pele e devem ser usados diariamente antes do uso dos hidratantes: 1 a 2 vezes ao dia.
Em que consiste o processo de hidratação da pele do rosto? Como é feito? Quais os benefícios para a pele? Qual a freqüência de hidratação: dia, semana, etc...?
Consiste em renovar a camada de óleo que deve proteger a superfície da pele e que é retirada na limpeza e tonificação. É feita diariamente 1 a 2 vezes ao dia.
Em que consiste o processo de proteção solar da pele do rosto? Como é feito? Quais os benefícios para a pele? Qual a freqüência para proteção: dia, semana, etc...?
Deve ser diária, preferêncialmente são usados fotoprotetores associados aos hidratantes e devem ter teor de gordura compatível com o tipo de pele. As pessoas jovens devem usar produtos em gel ou emulsões livres de óleo (oil-free). As pessoas mais velhas ou que têm pele mais seca devem usar hidratantes em emulsões, loções ou cremes (com maiores teores de óleos. Quanto ao fator de proteção solar (FPS), este deve variar de número 6 para que tem pele mais resistente à luz a 15 para quem tem pele bem clara. Fica sublinhado que este nível de proteção é adequado para exposição a luz normal do dia a dia. Numa situação de praia ou piscina os fatores devem ser elevados para até FPS 30.
Acima de 30 o filtro solar só encontra indicação em pacientes especiais que devem ser acompanhados por dermatologista.
Em qual ordem devem ser executados os cuidados básicos com a pele?
A tradicioanal: limpeza, tonificação e hidratação com filtros solares durante o dia e com cremes a base de ácidos ou outros nutrientes à noite. Deve ser usado também produto especial para a área dos olhos nas pacientes acima de 25 anos que tenham pele clara ou que demonstrem tendência às rugas de expressão ao redor dos olhos (pés de galinha).
E a limpeza de pele, feita em clínicas de estética? Existe algum benefício para a pele? Qual a freqüência ideal para fazer uma limpeza profunda de pele?
A limpeza da pele feita por esteticista pode ser feita regularmente com a finalidade de remover pequenas sujidades e cravos, assim como renovar as células mortas nas pessoas que não tenham acne ou outras doenças descamativas da pele (seborréia, eczemas ou tumores da pele). A freqüência deve ser estabelecida de acordo com a necessidade de cada paciente e desde que a limpeza de pele seja um ato prazeiroso e relaxante que não deixe feridas e manchas na pele. Todas as pessoas que não se enquadrarem nessas condições devem procurar o dermatologista para uma avaliação que possibilite uma preparação medicamentosa que tornará a limpeza de pele mais efetiva, tolerável e inócua.
Outras dicas para cuidar da pele do rosto:
EVITAR ÄGUA QUENTE PARA A FACE SOB A DUCHA DURANTE OS BANHOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário