Direcionado a alunos de matemática da educação básica, esse blog tem como objetivo ampliar nosso es

Direcionado a alunos de matemática da educação básica, esse blog tem como objetivo ampliar nosso es

terça-feira, 8 de março de 2011

Faraday


CURIOSIDADE FARADAY
“Tome, meu rapaz. Com estas entradas você poderá assistir às quatro últimas palestras de Sir Davy!” O garoto ficou emocionado com tamanho presente, pois se tratava de ninguém menos do que o famoso cientista da “Royal Institution”Sir Humphry Davy. Todo o contato que esse garoto teve com cientistas como Sir Davy foi através de livros que ele mesmo encadernou, pois trabalhava numa livraria. Em princípio, ficou muito triste por ter de deixar os estudos aos treze anos para trabalhar, mas com o tempo passou a adorar seu trabalho. Ele era aprendiz de encadernação na livraria de Mr. Riebau, e o melhor: seu patrão não se importava se ele lesse os livros que encadernava e vendia.
Esse garoto, como você jç deve ter adivinhado, era Michael Faraday, nascido no dia 22 de setembro de 1791, nos arredores de Londres. Seu pai era um ferreiro que não teve condições de manter seu filho na escola. Foi assim que Faraday começou a trabalhar cedo.
De todos os livros que leu durante seu trabalho, os que mais lhe interessaram foram os de Química e Eletricidade. Daí, seu contentamento em ganhar as entradas para as palestras.
Faraday ficou tão fascinado com as palestras que, com suas notas, elaborou um texto ilustrado e por ele mesmo encadernado e o enviou a Davy na esperança de conquistar uma vaga para trabalhar na “Royal Institution”. Apesar de lisonjeado pela admiração daquele jovem, Davy lhe respondeu que não havia vagas para assistentes. Somente um ano depois, em 1813, Faraday conseguiu ser contratado como assistente de Davy, auxiliando-o em seus trabalhos.
Em pouco tempo, ele passou a elaborar seus próprios estudos e muitas foram as suas contribuições, tanto para a Química quanto para Física. Desses trabalhos podemos destacar a elaboração das leis da eletrólise (mais de sessenta anos antes de Thomson descobrir o elétron), o estudo da descarga elétrica nos gases, a distribuição de cargas em uma superfície (desenvolvendo o que hoje é conhecido como “gaiola de Faraday”), diamagnetismo, polarização da luz, entre muitos outros.
Mas, os trabalhos mais famosos de Faraday encontram-se na área da Eletricidade. Em 1820, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted fez uma descoberta que revolucionaria as idéias da eletricidade e do magnetismo: a de que as correntes elétricas geram campos magnéticos.
A importância dessa descoberta deve-se ao fato de que, até então, acreditava-se que a eletricidade e o magnetismo eram fenômenos distintos e sem relação. Coube a Faraday, onze anos mais tarde, descobrir como ocorre o contrário, ou seja, como gerar eletricidade a partir do magnetismo. Em 1831, Faraday realizou uma série de experiências sobre o fenômeno da indução magnética e, em outubro desse ano, realizou a sua mais famosa experiência. Construiu uma bobina utilizando um cilindro oco, enrolando nele um longo fio de cobre e ligando as extremidades desse fio a um galvanômetro, a fim de medir a corrente que passaria por este fio. Ao redor dessa bobina, ele colocou outra, sem que ela tocasse a primeira, e ligada a uma bateria. No momento em que a bateria era ligada ou desligada, a agulha do galvanômetro dava um “salto” e, em seguida, parava, indicando que a indução de corrente ocorria quando havia variação do campo magnético (gerado pela corrente da bobina ligada àbateria). Faraday percebeu então que para obter uma corrente contínua na bobina, bastava ficar variando constantemente o campo magnético.
Outra forma de variar o campo magnético dentro da bobina era inserindo e retirando um ímã dentro dela. Ao fazer isso, Faraday percebeu que a agulha do galvanômetro também se movia. Com isso, ele enunciou as leis da indução magnética, introduzindo a idéia de linhas de campo, que mais tarde seriam comprovadas matematicamente por Maxwell. Essa inovação foi rapidamente explorada pela indústria de motores elétricos.
Em 1837, Faraday descobriu que num sistema composto por duas placas metálicas separadas por um isolante(capacitor), este poderia receber mais ou menos cargas dependendo do material utilizado como isolante, quando ligado a uma fonte de tensão constante. Faraday chamou de “capacidade elétrica” a proporção de cargas que o capacitor é capaz de receber e, em sua homenagem, esta grandeza recebeu seu nome para a unidade: “farad”.
Em 1849, ele buscou uma ligação entre a eletricidade e a gravitação, porém, não encontrou.
Faraday incentivava a divulgação e a popularização da ciência. Foi responsável pela criação de espaços, na“Royal Institution”, para jovens e foi também um dos primeiros defensores do ensino de Ciências.Faraday morreu em 25 de agosto de 1867, aos 75 anos, e foi enterrado na Abadia de Westminster, ao lado deIsaac Newton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário